Ata da Plenária Final do XXVII ENEP

Este documento é o registro da Plenária Final do XXVII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia (ENEP), realizada na Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Fortaleza – CE. O XXVII ENEP ocorreu de 25 a 30 de agosto de 2014, com mesas, grupos de discussão, espaços auto-organizados de opressões, culturais, espaços de livre-organização, apresentação de trabalhos, além da diversidade de vivências que não estão previstas pela programação do encontro.

A Plenária Final é o momento em que são debatidas todas as propostas políticas apresentadas durante o encontro, que devem ser aprovadas (ou reprovadas) para a construção deste documento – com diretrizes políticas e tarefas – que embasam a atuação da Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia (CONEP). Também durante a plenária final são encaminhadas moções e um novo coletivo gestor da CONEP. Os encaminhamentos desse documento foram construídos a partir das propostas realizadas durante o XXVII ENEP e a partir dos pontos atuais das atas das plenárias finais dos últimos dois ENEPs: Goiânia (2013) e Cuiabá (2012).

O documento está dividido em algumas partes. Iniciamos com um texto da CONEP, escrito uma semana após o fim do ENEP, que realiza um breve repasse sobre o encontro e as perspectivas da entidade. Após isso temos os encaminhamentos da plenária final, divididos em “diretrizes políticas”, “tarefas” e “coletivo gestor”. Durante a plenária final são também encaminhados os indicativos e as proposições para o próximo ENEP, porém por conta de problemas organizativos, tais pontos ficaram para ser encaminhados no próximo Conselho Nacional de Estudantes de Psicologia (CONEPsi), que é uma reunião presencial de estudantes de psicologia e da CONEP. Por último temos uma avaliação do ENEP, realizada durante a plenária final.

Sobre os organizadores desse documento, a CONEP é a uma entidade construída por estudantes de psicologia de todo país, que tem como função unificar as diversas lutas regionais e realizar formulações políticas nacionais. O objetivo da CONEP é conseguir agrupar o máximo possível de estudantes de psicologia, lutando por uma psicologia crítica e transformadora. Os ENEPs são encontros promovidos pela CONEP, e a partir de suas deliberações são tiradas as políticas da entidade. Além dos ENEPs, a CONEP constrói os Conselho de Estudantes de Psicologia (CONEPsi), que são encontros menores, destinados a formação política e organizativo da entidade. Entre as pautas da entidade temos a luta antimanicomial e antiproibicionista; a atuação em conjunto com os movimentos sociais; a luta por uma educação pública, laica e de qualidade; e a luta contra as opressões do machismo, do racismo e da homofobia.

O próximo CONEPsi está programado para ocorrer em Recife – CE, sem data ainda, porém com indicativo para novembro ou dezembro. O XXVIII Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia será em Vitória – ES.

Acesse o documento completo clicando na imagem:

capaconep

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s