Autoritarismo e repressão na UEM!

Na noite de 5 de setembro de 2013, estudantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram violentamente agredidxs por vigilantes patrimoniais por não se retirem campus. Foram primeiramente ameaçadxs e intimidadxs pelos vigilantes e após não cederem foram agredidxs. O ocorrido se assemelhou a repressões realizadas durante o período da ditadura.

Xs estudantes realizavam uma reunião para discutir a repressão cada vez maior na universidade e a proibição da realização de eventos culturais dentro do campus. Já no início da reunião foram intimidadxs e após determinado horário foi dito que era ordem do reitor o toque de recolher. Xs estudantes decidiram permanecer, visto que era um absurdo, pois estavam em um espaço público, ocorrendo assim as agressões.

A universidade tem seus espaços cada vez mais cerceados para xs estudantes e para toda comunidade exterior. Vemos a lógica de que a universidade pública não deve ser um espaço de interação entre a comunidade interna e externa se tornando de fato hegemônica. Tal concepção se repete em muitas universidades pelo país, com a restrição da circulação de pessoas em determinados horários, segurança cada vez mais violenta, proibição da realização de eventos culturais, negação de diversos espaços que deveriam ser públicos. Vemos a pouca democracia que existe hoje nas universidades ser retirada, com administrações cada vez mais autoritárias e repressoras.

A Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia (CONEP) repudia as agressões cometidas pelos vigilantes axs estudantes. Repudiamos também o autoritarismo da Administração Superior da UEM, que vem cerceando os espaços (que são públicos!) da universidade, reprimindo abertamente o movimento estudantil, além de ainda não ter se posicionado, negligenciando um ocorrido de extrema gravidade, e demonstrando que a democracia interna não está em suas pautas.

A UEM não se posicionou ainda, negligenciando um ocorrido de extrema gravidade, e demonstrando que a democracia interna não está em suas pautas!

Anúncios

Uma resposta para “Autoritarismo e repressão na UEM!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s