Nota de apoio xs estudantes da UFMS/Paranaíba

A Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia (CONEP) repudia as agressões físicas e verbais desferidas xs professores e estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/campus Paranaíba, desferidas pelo atual prefeito da cidade Diogo Tita (PPS). Uma dessas situações ocorreu num restaurante onde o prefeito da cidade agrediu fisica e verbalmente um professor da universidade por conta de seu posicionamento contrário à instalação do curso de Medicina Veterinária no campus citado.

O campus Paranaíba se encontra em condições precárias, faltando até mesmo professores suficientes para dar as aulas obrigatórias. A falta de investimento e consequente precarizaçao do ensino na UFMS e em outras federais é fruto do  REUNI, um projeto que prevê expansão do ensino federal em larga escala, mas sem suficiente ampliação de recursos. Além disso, a implantação do curso de Medicina Veterinária vai de encontro aos interesses do agronegócio local.

A instalação de um novo curso sem as melhorias necessárias na infraestrutura precariza ainda mais as condições de uma universidade que já se encontra precarizada. Porém, temos consciência, que isso é prática comum junto as políticas do REUNI, com um enorme crescimento de número de alunxs (com novos cursos, por exemplo), não se ampliando proporcionalmente os recursos à universidade, como já dito, resultando assim em faltas estruturais graves, como a já constante falta de professores nas universidades federais. Tal política do Governo Federal visa transformar as universidades em grandes escolões de ensino, formadores de mão de obra barata para o mercado de trabalho, desmontando o tripé ensino, pesquisa e extensão, e se distanciando cada vez mais de uma universidade pública, socialmente referenciada e comprometida com a transformação da realidade social.

As atitudes citadas, de violência contra professores e alunxs e da defesa de um curso que atenderá as demandas dos grandes fazendeiros, vindas de um representante da ordem pública escancaram o quanto de fato vivemos uma falsa democracia, em que os cargos de representatividade política são ocupados por oportunistas e onde o poder político está totalmente subjugado ao poder econômico. Essa sensação de vivermos uma falsa democracia foi largamente apresentada durante as grandes mobilizações de junho, na qual o questionamento sobre a legitimidade dos governos e da ordem posta se fez presente.

Apoiamos a luta por educação de qualidade na UFSM e repudiamos qualquer tipo de perseguição aos manifestantes!

Carta aberta do Professor Nilson Berenchtein Netto: http://galsantiago.wordpress.com/2013/09/03/carta-aberta-a-comunidade-paranaibense-e-outros-que-por-ventura-possam-se-interessar/

Anúncios

Uma resposta para “Nota de apoio xs estudantes da UFMS/Paranaíba

  1. Pingback: NOTA DE APOIO XS ESTUDANTES DA UFMS/PARANAÍBA | SINPSI-MS·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s