ATO NACIONAL CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS, EM DEFESA DO TRANSPORTE PÚBLICO E PELO PASSE LIVRE

Image

Em um país onde já era fácil identificar as desigualdades sociais e a pobreza, com a chegada dos mega-eventos e a investida do governo na retirada de direitos do povo, o que vemos hoje é um agravamento ainda maior nas condições de vida dxs trabalhadorxs. Falta moradia, e agora aumenta o número de remoções nas cidades e no campo. A juventude negra sofre marginalizada e criminalizada, e a proposta de redução da maioridade penal volta à tona. Os movimentos sociais são fortemente reprimidos, e agora facilmente taxados e fichados como vândalos ou terroristas (portar vinagre pode ser um bom motivo para ser levadx presx). E a questão da mobilidade urbana e o direito à cidade também não ficariam de fora.

Os aumentos das passagens e a precariedade do transporte público nas cidades brasileiras já é uma discussão que tem tomado e indignado xs jovens em várias cidades brasileiras. Se há dificuldade em acesso a educação ou emprego, isso se dificulta ainda mais quando não há possibilidade de mobilidade urbana desses jovens. Não há acesso a cidade, os serviços de saúde, os eventos culturais. O transporte público tem sido alvo de grandes empresários do transporte que lucram, com conivência dos governos, à custa do sacrifício de jovens e trabalhadorxs!

Porém, se a pressão do capital, dos grandes empresários e do governo é grande, a juventude tem respondido a altura! Grandes mobilizações têm ocorrido em várias cidades. Em São Paulo é incontável o número de jovens que tomaram as ruas nos últimos dias. Em cidades como Teresina (em 2011), Vitória (em 2012), Porto Alegre (em abril de 2013) e Goiânia (em junho de 2013), as reduções das tarifas foram conquistadas a partir da organização coletiva. E para o dia 20 de junho está sendo organizado o Dia Nacional de Luta contra o Aumento da Passagem! Mais de 100 cidades no Brasil já confirmaram participação, e 46 cidades no exterior.

A CONEP se coloca junto à juventude nessa luta! E que xs estudantes de Psicologia de todo o Brasil tome a ruas junto a essas movimentações por um transporte realmente público!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s