Formação Política de Estudantes de Psicologia (06 e 07 de abril) – Espírito Santo

Informações e Programação

Formação Política de Estudantes de Psicologia (06 e 07 de abril)

1

Hoje a separação entre estudantes de psicologia do ES é grande. São onze cursos que quase não se falam. Mesmo dentro dos cursos, pessoas que estudam em uma mesma faculdade, mas são de turmas diferentes, muitas vezes não se conhecem. Isso muda um pouco quando o curso tem Centro Acadêmico, entidade de representação dos estudantes, mas ainda há muito a fazer para diminuir essa fragmentação.

Existe uma entidade nacional chamada CONEP, Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia, que tem entre seus objetivos articular os estudantes de psicologia do Brasil. Vários estados têm representantes da CONEP, e a entidade que hoje tem a tarefa  de “Articuladora ES da CONEP” é o CALPSI-UFES, Cetro Acadêmico Livre de Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo.

O CALPSI-UFES convocou uma Plenária Estadual de Estudantes de Psicologia do ES para o dia 02 de março. O tema desta plenária era a Clínica Santa Isabel. Participaram estudantes da UFES (Vitória), da FAVI (vitória) e da São Camilo (Cachoeiro), e decidimos algumas ações, duas delas em especial. Uma no dia 19 de março e outra nos dias 06 e 07 de abril.

1) A Secretaria de Saúde organizou um Censo na Clínica de Repouso Santa Isabel, entre os dias 18 e 20 de março. A clínica é um manicômio privado instalado na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, e tem lucrado através de um convênio com o SUS. Como nós do CALPSI-UFES temos lutado há alguns anos pelo fechamento dessa clínica, e por uma rede de serviços substitutivos aos manicômios, em saúde mental, participamos do Censo para conhecer a clínica e ter maior aprendizado. O Censo foi aplicado por estudantes de psicologia da UFES, da São Camilo e da UVV (Vila Velha), além de estudantes de serviço social e diversos profissionais da saúde mental, de várias áreas. Marcamos uma atividade na faculdade São Camilo, no segundo dia do Censo. Nesta atividade apresentamos o Movimento Estudantil de Psicologia, falamos sobre a importância de nosso CA para os estudantes da UFES, e os membros da comissão pró-CA da São Camilo apresentaram a comissão para as turmas e convidaram mais gente. A seguir falamos sobre o censo, como estava seu andamento, e sobre a importância da luta antimanicomial.

2) Nos dias 06 e 07 de abril ocorrerá uma formação política, cujo tema será Luta Antimanicomial e Movimento Estudantil de Psicologia. Será no pátio interno do prédio CEMUNI VI, prédio da psicologia da UFES, que fica ao lado do Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da universidade. A grade de programação, com horários e temas, está na tabela abaixo:

Sábado 06 de abril Domingo 07 de abril
9:00h às 9:30h Abertura
9:30h às 11:30h Histórico da Luta Antimanicomial Conhecendo a profissão no Brasil e os cursos psi no ES
11:30h às 13:00h Almoço Almoço
13:00h às 15:00h Luta Antimanicomial e Antiproibicionista: Conexões Conhecendo o Movimento Estudantil de Psicologia
15:00h às 15:30h Intervalo/Lanche Intervalo/Lanche
15:30h às 17:30h Clínica Santa Isabel X Rede de Serviços Substitutivos Encaminhamentos

A participação é aberta para quaisquer pessoas, estudantes de psicologia de quaisquer faculdades, estudantes de outros cursos, profissionais e usuários da saúde mental, ou qualquer pessoa que queira participar. Pedimos que todas e todos levem suas experiências, para que a nossa formação política seja de fato um aprendizado e uma construção coletiva.


IMPORTANTE:

1) LANCHE: Todo mundo levar algo para comer ou beber, para os dois dias, já que entre as 15:00h e as 15:30h haverá intervalos para lanche.

2) ALMOÇO: Ainda não sabemos o que fazer, aceitamos sugestão. Importante que as pessoas levem dinheiro para almoçar, mas estamos procurando um contato de marmitex que possamos fazer pedido entre 11:00h e 11:30h, já que o horário de almoço será entre 11:30 13:00h.

3) Todo mundo pode ajudar, envie este documento a todas e todos que você conhece, principalmente estudantes de psicologia e/ou militantes da Luta Antimanicomial.

“Sou estudante
De psicologia
Sou da CONEP
A luta é todo dia!”

Comissão Organizadora da Formação Política
http://calpsiufes.wordpress.com
https://coneponline.wordpress.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s