Carta da CONEP aos Coletivos e Encontros Regionais de Estudantes de Psicologia

Brasil, 13 de outubro de 2012

 

Olá, camaradas do Movimento Estudantil de Psicologia (MEPsi), das diversas regiões do país. Nós, da Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia (CONEP), escrevemos para vocês com o intuito de buscar uma aproximação maior entre as nossas diversas experiências de MEPsi, e antes de mais nada para iniciar uma tentativa de analisar e compreender como o MEPsi se distribui pelo mapa brasileiro. O amadurecimento vivido pela CONEP nos últimos anos, nos leva a querer superar nosso atual momento, que ainda é de distanciamento entre as várias entidades.

Temos a CONEP, que é uma entidade nacional, e também diversas entidades regionais, que se organizam de formas variadas, têm concepções diversas de movimento estudantil, organizam encontros também muito diferentes (apesar de terem muito em comum), e não obedecem nem mesmo a uma regionalização padrão. Por exemplo: Psi-Rio e COREP-SP têm abrangência estadual, COREP Sul abrange uma região, COEREP N/NE abrange duas, COEPSI Cuiabá/Varzea Grande abrange duas cidades. Nos últimos anos tivemos outras entidades, que surgiram e deixaram de existir, aumentando mais a riqueza de experiências organizativas do MEPsi brasileiro.

No entanto, nem sempre tivemos esta regionalização, e a origem de algumas das atuais regionais foi paralela à existência da CONEP, mas algumas outras nascem justamente de dentro desta. Algumas com divergências, outras apenas na intenção de complementar o cenário nacional com a riqueza de uma articulação local, mas qualquer bom resgate histórico nos mostrará que todas as atuais entidades regionais têm algo em comum em suas origens, que refletem tanto a atual situação delas quanto da CONEP.  Nós estamos constantemente, nos ENEP’s, buscando revisitar a nossa história pra entender nosso presente e assim escrever nosso futuro de lutas, e assim como nós vemos muito do nosso presente olhando para a atual realidade das várias regionais, achamos que o processo inverso também é válido.

Sabemos que a Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia, ao longo de sua recente história, também contribuiu em certos momentos para aumentar algumas distâncias, apesar de não ser sua intenção. Se hoje conseguimos fazer certas auto-críticas, não é porque passamos a ter uma boa vontade que antes não tínhamos, mas sim porque o caminho trilhado até aqui nos deu novos elementos, e é com eles que buscamos contribuir para que, nos próximos passos desta caminhada, possamos progressivamente reinventar essas relações geográficas do MEPsi. Esta carta é o documento no qual pretendemos expressar finalmente esta auto-crítica que há tempos a entidade tem formulado.

As diferenças que existem entre a CONEP e as regionais não são incompatibilidades. Metodologias diferentes de construção de encontros, noções distintas de representatividade, modos variados de reunir as idéias, vontades e ações estudantis, não eliminam a possibilidade de fazermos ações conjuntas nem de dialogarmos sobre nossas convergências e divergências. Hoje o principal assunto que norteia as atividades da CONEP é a busca por uma outra forma de fazer psicologia, diferente da que hoje é hegemônica em nosso país, e que colabora com a conformação da população brasileira à atual sociedade. Por causa disso, estamos construindo uma campanha sobre Formação e Profissão, e convidamos as entidades regionais e os estudantes de psicologia a construírem-na conosco. Pretendemos abranger uma série de debates, que vão desde o saldo das Greves das Federais, boicote ao ENADE, criação de formas mais democráticas de avaliação da educação, contra a mercantilização da educação, até a Luta Antimanicomial, contra o Ato Médico, contra a EBSERH e em defesa da Saúde Pública.

A CONEP está aberta aos novos e mais diversos saberes, acumulados a partir da experiência de cada local. queremos unidade, ou melhor, “unimultiplicidade” entre a CONEP e os coletivos regionais na ação. Temos, nas últimas gestões da entidade, a experiência de participação de Coletivos Regionais em nosso Coletivo Gestor (CG). O COREP-SP já está na sua segunda gestão seguida na CONEP, o PSI-Rio participou de nossa última gestão, e é claro que gostaríamos de ter novas entidades regionais entrando para a CONEP, nos próximos CONEPSI’s ou no próximo ENEP. No entanto, queremos estabelecer experiências de unidade no MEPsi nacional, que possibilitem a inclusão todas as entidades também dispostas à unidade, independente de desejarem ou não compor o CG da CONEP, afinal até mesmo esta diferença de opções é sinal da riqueza do MEPsi.

Gostaríamos de convidar todas as entidades a participarem da nossa próxima reunião presencial, o Conselho Nacional de Estudantes de Psicologia (CONEPSI), que ocorrerá na cidade de Fortaleza, no Ceará, entre os dias 15 e 18 de novembro. Além do planejamento de ações prioritárias da atual gestão, também debateremos os próximos passos da nossa campanha sobre Formação e Profissão (Psicologia Contra-Hegemônica), e a construção do próximo Encontro Nacional de Estudantes de Psicologia (26º ENEP), que ocorrerá na cidade de Sobral (CE) ou na suplente Goiânia (GO). Caso consigamos efetivar o ENEP em Sobral, fecharemos um ciclo de dez anos sem ENEP’s no Nordeste (o último foi em Aracaju-SE, em 2003).

Estamos à disposição para continuar esta conversa, caso esta carta desperte essa vontade. Esperamos que o CONEPSI Fortaleza sedie a reunião da pluralidade de idéias do MEPsi nacional, e esperamos que vocês possam estar conosco, afinal, o CONEPSI é de todas e todos estudantes de psicologia do Brasil. Sabemos que apenas o diálogo entre esta pluralidade de formas de lutar por mudanças, nos levará às sínteses necessárias para que consigamos transformar a psicologia e a sociedade brasileira.

 

Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s