Carta da ComOrg – XXV ENEP

CARTA DE INSTRUÇÃO: PRÉ-ENEP’s

Olá galera linda PsY,

Somos da Comissão Organizadora (ComOrg) do XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia, e viemos por meio desta carta explicar um pouco sobre o que é o ENEP, o que é o Pré-ENEP, e como este será realizado em cada universidade. Primeiramente, o Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia em sua XXV edição será realizado no período do dia 14 ao dia 21 de julho de 2012, na cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso.

O Encontro Nacional dos Estudantes de Psicologia (ENEP) é um espaço promovido anualmente, que tem como finalidade integrar os estudantes e profissionais da psicologia de todos os lugares do país como forma de tentar unificar e fortalecer o Movimento Estudantil de Psicologia (MEPsi). Busca integrar as discussões sobre as demandas de cada universidade, integrando-as às lutas mais gerais nas quais estudantes de todo o país estão engajados. E por meio das discussões realizadas nas plenárias, grupos de trabalho (GT’s), núcleos de vivência (NV’s), pretende-se chegar a uma melhor e mais aprofundada percepção sobre o exercício da profissão de psicólogo, e também a uma comparação com a formação em Psicologia oferecida nas universidades. “[…] Além de buscar aprofundar essas questões concernentes à profissão do psicólogo, pretende ainda contribuir nas lutas mais gerais tanto no âmbito da Universidade como da própria sociedade.” (ComOrg, 1988 apud RIBEIRO, 1998, p.5). Portanto, nota-se que a grande importância do ENEP se encontra no fato dele ser um espaço para que o estudante de psicologia possa apresentar suas questões e discutir de modo mais aprofundado as especificidades e demandas de seu curso, sempre articulando esta realidade específica com a realidade social em que está inserido.

O Pré-ENEP se configura em um espaço de discussão realizado em cada universidade que aborda, contextualiza os temas a serem discutidos no ENEP. Este ano o encontro tem como tema “50 anos de profissão no Brasil: para uma construção crítica da formação em Psicologia”, pois no presente ano a profissão de Psicólogo completa 50 anos de sua regulamentação no Brasil, além da importância de se comemorar este momento histórico, entende-se também que é essencial refletir, discutir todo o processo histórico da construção desta profissão, mas, além da reflexão, também propor novas construções a partir de contínuos questionamentos sobre a atual formação em Psicologia. Durante o evento são realizados vários Grupos de Trabalhos (GT’s), os quais costumam ser realizados após grandes discussões como forma de melhor sistematizar e formular propostas a serem apresentadas na plenária final.

Para a realização do Pré-ENEP, cada universidade ficará responsável por discutir ao menos um tema abordado em cada GT, sendo os GT’s:

 

GTs 1: Formação em psicologia: função social, currículo, psicologia e movimentos sociais,

sistema conselhos

GTs 2: Diversidade: LGBT, mulheres, negras e negros, indígenas, deficientes.

GTs 3: Impactos na profissão: Licenciatura, ensino médio, privatizações da saúde, ato médico

GTs 4: MEPSI (Movimento Estudantil em Psicologia): Articulação nacional das entidades

de psicologia, articulação nacional dos estudantes de psicologia, FENEX e a articulação com

outras executivas de curso, MEPsi- pautas e campanhas, construindo C.A’s.

 

A Comissão Sistematizadora do ENEP deverá se articular com as Pessoas Referências (PR’s) de cada universidade, para que estas por sua vez possam articular a realização do Pré-ENEP. Após a realização do mesmo, cada universidade ficará ainda responsável por indicar monitores para os Núcleos de Vivências (NV’s), sendo que estes compreendem o espaço que permite um contato mais direto com a comunidade e são realizados a fim de que o estudante de Psicologia possa ultrapassar os muros da Universidade, e viver experiências que o façam resignificar a ideia de que a academia é o único meio de produzir conhecimentos

significativos.

Caso necessitem de mais informações sobre a história do movimento, enviem suas dúvidas ao e-mail da ComOrg (comorgenep2012@googlegroups.com). E vamos ao trabalho!! porque o XXV ENEP já está bem aí.

Agradecemos a atenção e o empenho de todos.

Att.

ComOrg- XXV ENEP

Deixe um comentário