Estudantes de psicologia em greve – UFC Sobral!

GREVE DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOLOGIA UFC SOBRAL

O curso de Psicologia da UFC teve sua implantação na cidade de Sobral em 2006, mas desde então passa por problemas relacionados à sua infraestrutura. Dentre esses problemas estão: ausência de um Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) em condições de funcionamento, ausência do psicólogo técnico para administrar o SPA; ausência de Laboratório de Análise Experimental do Comportamento, Biotério e técnico bioterista, além de não haver professores em quantidade adequada ao ingresso dos estudantes nas vagas ofertadas no vestibular. Essa grave situação vem gerando, até esta data, outubro de 2011, diversas dificuldades para sua comunidade acadêmica, de modo mais danoso ao corpo estudantil. Por todos esses problemas, nós estudantes, decidimos entrar em Greve! Foi preciso parar para mobilizar forças!

Nos últimos anos reivindicamos a solução dessas questões através de ações pontuais, sem optar pela greve estudantil. Dialogamos com as instâncias responsáveis, fizemos passeatas e comunicados em rádios, em jornais, porém não conseguimos a resolução das problemáticas citadas acima. Assim, o corpo discente, representado por sua maioria, decidiu pela paralisação das atividades por tempo indeterminado.

Estamos realizando ações em prol dos nossos direitos e pela nossa formação com qualidade! Somos cientes que o curso de Psicologia Campus de Sobral, apesar de todas essas necessidades, é um espaço de aprendizagem e de interlocução do mais alto nível, com estudantes e professores envolvidos nos diversos eixos da Universidade – pesquisa, ensino e extensão. Temos pesquisas, trabalhos e intervenções sendo realizados, apresentados, divulgados e publicados em congressos e revistas tanto do Brasil como de outros países da América Latina. Nossas produções acadêmicas são bem avaliadas e elogiadas em todos os encontros dos quais participamos, nossos projetos de extensão estão espalhados por toda a comunidade sobralense: nos bairros, nas escolas, nas empresas, nos hospitais; os estagiários de psicologia ocupam diversos lugares tornando mais vivo o saber/fazer Psi na cidade de Sobral.

Devido a essas riquíssimas ações do curso de Psicologia da UFC na cidade de Sobral e região (apesar dos contratempos), não podemos deixar de mencionar e de nos orgulhar do trabalho fabuloso do corpo docente do nosso curso, que se dedica em prol do nosso crescimento acadêmico, profissional e pessoal. Somos orientados por professores competentes, que compartilham dentro e fora das salas de aula ensinamentos éticos, metodológicos, epistemológicos, científicos, políticos e afetivos acerca dos saberes em Psicologia e das demais áreas do saber que dialogam com o saber/fazer psicológico.

Portanto, temos justos motivos para acreditar e lutar pelo saber que escolhemos exercer como profissão. Estamos reivindicando agora por meio de uma greve, porque julgamos que a Universidade Federal do Ceará não tem dado os retornos que necessitamos a respeito dos problemas apresentados e porque sabemos do seu compromisso e responsabilidade relativos às nossas queixas. Além disso, os quesitos reivindicados por nós são necessários para que tenhamos uma formação em Psicologia com qualidade. Afinal, não estamos pedindo nada além do que nos é devido e nem do que é exigido por lei para um curso de Psicologia seja ofertado à sociedade.

Coletivo de Estudantes de Psicologia UFC Sobral, 24.10.2011

Anúncios

Uma resposta para “Estudantes de psicologia em greve – UFC Sobral!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s