Moção de apoio aos trabalhadores e trabalhadoras do CAISM-Água Funda

Para contextualizar a situação:

A partir do anuncio de fechamento do Centro de Atenção Integral em Saúde Mental (CAISM) Água Funda – “David Capistrano da Costa Filho”, os trabalhadores do SUS, do CAISM Água Funda, usuários do serviço, familiares, entidades em defesa da Reforma Psiquiátrica, ficaram indignados e iniciaram uma série de mobilizações para impedir a privatização e o fechamento deste serviço de excelência em saúde mental da grande São Paulo avaliado em 2005 pelo PNASH.
A proposta da Secretaria Estadual de Saúde é privatizar e extinguir o serviço de saúde mental transformando-o em um hospital para receber leitos para dependência química, mas os manifestantes são contra que para isso se feche um serviço essencial de saúde mental. Fazendo assim, a luta política, jurídica e principalmente fazendo a luta nas ruas.

Entendendo a importância desta luta, na última reunião virtual da CONEP, aprovamos o apoio os trabalhadores e trabalhadoras do CAISM-Água Funda. Segue a moção de apoio:

A Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP) vem, nos últimos anos, atenta às políticas de privatização que atingem diversos serviços públicos de saúde.

O nosso Sistema Único de Saúde (SUS) enfrenta um cenário de caos com uma situação extremamente preocupante. Com isso, muitas vezes a privatização é apresentada como alternativa para resolver esse problema. No entanto, nós da CONEP não consideramos essa saída como eficaz.

O sucateamento do SUS é um problema sério e urgente de ser resolvido, mas consideramos a privatização como uma forma de precarizar ainda mais os serviços: agora, além de não termos efetivas melhorias, o Estado jogou a responsabilidade que deveria ser sua para os empresários, e estes, por sua vez, estão lucrando com dinheiro que é do povo!Por isso, manifestamos por meio dessa moção o nosso repúdio ao Governo do Estado de São Paulo, que agora está colocando à “venda” o Centro de Atenção Integral em Saúde Mental (CAISM) da Água Funda para os empresários.

O CAISM – Água Funda é referência em assistência e está em vias de sofrer um grande ataque à saúde das pessoas em sofrimento psíquico e seus familiares, ao serviço e à política de saúde mental, dos trabalhadores e aos usuários do SUS.  

Nos colocamos lado a lado de todos os trabalhadores, trabalhadoras e usuários que lutam diariamente para ter acesso a um Sistema Único de Saúde de qualidade, e para que a sociedade tenha participação e controle de sua gestão! Isso não é viável quando envolve os interesses de empresários. Somos contra toda e qualquer forma de privatização do que é público! Saúde não se vende!

Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia (CONEP)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s