DIGA NÃO À CLÍNICA SANTA ISABEL – EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA


http://calpsiufes.files.wordpress.com/2011/01/calpsi-conep.gif?w=420&h=177

CONEP          CALPSI-UFES

O Centro Acadêmico Livre de Psicologia “Maria Clara da Silva” – CALPSI-UFES -, entidade que compõe o Coletivo gestor da Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia – CONEP -, está na luta em defesa da saúde pública. Por isso hoje estamos aqui, junto a estudantes de psicologia, militantes da Luta Antimanicomial e dos Direitos Humanos, lutando por uma Saúde Mental humanizada, que cuide, promova autonomia, e não torture nem controle, que esteja a serviço da população que necessita, e não do lucro dos poderosos.

Duas militantes da Luta Antimanicomial estão sendo processadas, por denunciar que a Clínica de Repouso Santa Isabel S/A, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, não oferece esta saúde mental que defendemos acima, e nós não concordamos com a criminalização de quem luta para transformar a realidade opressora. Isso é uma forma de manter os privilégios de quem oprime.

Por isso escolhemos o dia de hoje, 9 de Maio, dia da audiência de conciliação no processo de uma das militantes criminalizadas, para protestar e apresentar à população cachoeirense, capixaba e brasileira as reivindicações do CALPSI-UFES e da CONEP.

  • Contra o Convênio do governo do estado, via Sistema Único de Saúde – SUS -, com a Clínica Santa Isabel, e pelo fechamento da clínica.

    • PORQUE ela não promove a saúde e a liberdade dos seus pacientes, mas sim o silenciamento, a doença, o sofrimento e a morte. E às custas do dinheiro do povo.

  • Pela construção de mais Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).

    • PORQUE o paciente psiquiátrico que receber alta de um hospital, mas não for acolhido por seus familiares, terá no SRT uma casa, espaço indispensável para viver com autonomia, liberdade e sem a privação da convivência comunitária.

  • Pela Construção de mais Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nos municípios capixabas.

    • PORQUE estes serviços permitem que seus usuários sejam atendidos e vivam fora dos hospitais, integrados à comunidade, cuidando de sua saúde mental sem a necessidade de internações encarceradoras.

  • Pela construção de CAPS III nos múnicípios.

    • PORQUE estes serviços funcionam 24 horas, e podem atender casos de surtos a qualquer hora, já que possuem leitos para internações de curta duração.

  • Por leitos psiquiátricos em hospitais gerais.

    • PORQUE o paciente psiquiátrico é um ser humano inteiro, e vai ter uma atenção hospitalar completa, e não reduzida apenas no mental, como acontece nos hospitais psiquiátricos, que se tornam cárceres, locais de isolamento e tutela.

  • Por mais verba para o SUS e para a Rede pública de Atenção em Saúde Mental.

    • PORQUE a única forma de termos todas as coisas que reivindicamos acima, é com uma revisão nas prioridades financeiras dos governos. Não podemos aceitar que um governo invista mais em pagar dívidas já pagas e em ajudar banqueiros em crise, do que na saúde e na educação. E enquanto as multinacionais continuarem recebendo mais dinheiro público e benefícios do que a saúde mental, continuaremos tendo pessoas abandonadas com doenças e violações aos direitos humanos.

Essa luta não é apenas dos estudantes de psicologia, é de toda a população! Se você concorda com este movimento, venha com a gente!

POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS!

Saiba mais em:

http://calpsiufes.wordpress.com/

https://coneponline.wordpress.com/

CONEP – construindo a Campanha Nacional em Defesa da Saúde Pública

16 Respostas para “DIGA NÃO À CLÍNICA SANTA ISABEL – EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA

  1. meu primo foi internato nesta clinica.sem explicação faleceu 02/08/2001.vamos ao ministerio pubico mais o que devemos fazer

  2. Olá, Sandra!

    É muito simples! Denunciei ao MP de Cachoeiro por telefone mesmo.
    O promotor vai lhe pedir que relate desde o momento da internação até o dia em que ocorreu a saida dele.

    Tel: 0xx 28 3515 2050

  3. Só quem mora em Cachoeiro sabe das historias escabrosas e vidas perdidas dentro deste centro de violação de direitos humanos.

    Quem consegue sair vivo de lá tem sua vida social e mora em Cachoeiro tem sua vida social destruida. Eu conheço um caso de isolamento social de 20 anos porque o ex-interno não conseguiu se re-adaptar a sociedade.

  4. Agora digam como ficam as famílias sem esse espaço para colocar seus doentes? Ja que a saúde não cuida de ninguém. Tem que haver melhorias sim, mas é o único refugio das famílias, pois so quem tem um esquizofrênico em casa sabe do sofrimento que eu digo!

    • TAMBEM TEM ESSA SITUACAO NA FAMILIA DO MEU MARIDO E SE VC ACREDITA SAO DOIS IRMAOS NESTE MOMENTO ESTOU LIGANDO PARA O HOSPITAL SANTA LUCIA PARA CONSEGUIR UMA VAGA POIS ESTAMOS FICANDO DOENTES POIS E MUITO DIFICIL PARA A FAMILIA ELES ESTAO CADA DIA PIOR…

  5. nos que temos familiares nessa situacao estamos de pe e mao amarados sem saber o que fz.

  6. Oi pessoal, gostaria de saber os procedimentos para internação. Só a família sabe quando ocorre um caso assim na família. No meu caso é o meu cunhado esquizofrênico e ele está enlouquecendo sua filha que tem 11 e o filho de 21 e ainda a mulher dele. É um caos, e o pior parece que no caso dele é forte demais na genética, pois, todos os irmãos dele tem o problema e o pai suicidou-se. A preocupação de todos além de ser com ele é também com a continuidade disso que são os meus sobrinhos, que além de ter na genética tem também a convivência.
    Peço ajuda! Grata.

  7. mi meu nome é a Grécia ,Eu sou peruana, minha tia é brasileira, ela está internada no hospital de Santa Isabel de Cachoeiro Itapemerim, mas eu tenho minhas dúvidas de que ela está internada no hospital, eu quero alguém para me ajudar a saber se ela está internada neste hospital, que, por ser distante do Brasil nada sobre seu nariz, ela chamou rosagela rezende Fialho, e sua idade é de 40 anos, ela é pacotuva Cachoeiro de Itapemerim.
    Agradeço a ajuda de você me faria saber a minha tia, que Deus abençoe voce. qualquer informação que você pode deixar um e-mail para a minha mente é: grecia4_6@hotmail.com

  8. SANTA ISABEL E UMA CORAVADIA EU TENHO 13 INTERNACAO LA E VI CADA COISA LA NAQUELE LUGA MEU NUMERO E 99992498EU SEI DE MUITA COISA QUE ACONTECE LA

  9. oque vimos la hoje e pura faixada não e nada do mostraram.aquela clinica e nada mais do que um deposito de pessoas que preciza de ajuda mais rapido pusivio.pessoas que precisa de cuidados clinicos e psicologico.alimento adequado.água tratada.e principalmente respeito pelos proficional.se podemos chamar aquelas pessoas de proficionais.oque pude acompanhar não vi nenhun proficional preparaDO PARA TRABAHLAR COM AQUELES TIPO DE PACIENTES.VI ISSO HOJE. EM FIM PELO QUE ANDEI PESQUIZANDO OS PROFICIONAIS GANHAN TÃO POUCO QUE TRABAHLA SEM ANIMO.(QUE NÃO JUSTIFICA TRATAR MAL OS PACIENTE.)VI COM MEUS PROPRIO OHLOS HOJE 18/03/2013

  10. se voces realmente conhecessem a historia da clinica nao estariam falando tanta mentira. pode nao ser o melhor lugar do mundo pois o valor que se paga pela diaria de um paciente e irrisoria. mas os dois socios que ja estao juntos ha 45 anos sempre lutaram para manter a dignidade dos internos. sou filha de um deles tenho 38 anos e cresci dentro da clinica. comia a mesma comida que os pacientes comem sentada no mesmo refeitorio. brinquei de bola , participei das festas.. sempre andei pelos corredores sem medo com orgulho pois muitos funcionarios de la me viram nascer e estao la ate hoje..nao pode ser tao ruim assim.
    falem o que quiser, tenho orgulho de ser filha de quem sou e de ter aprendido desde pequena que e normal ser diferente.

  11. so jesus pra ter misericordia de mim . tenho um irmaõ esquizofrenico so deus pra me ajudar. ele ja esteve duas vez na clinica .mas nada de melhorar e esta cada dia pior . pesso se alquem estiver ouguma outra clinica de repouso me liga ou mande email 027997170480

  12. Olá Iara, você é filha do proprietário, está coberta de razão em defender o seu sustento, mas eu sou parente de ex-interno e tenho o dever de denunciar essa monstruosidade. Moro em Mantena, e internei minha sobrinha nessa clínica Santa Isabel, eu deixei uma pessoa limpa e bem cuidada, deixei muitas roupas, calçados, materiais para higiene pessoal e acreditei estar fazendo a coisa certa. Por causa da distância não tinha como visitá-la, mas ligava todas as semanas, não me deixavam falar com ela, mas sempre diziam que estava bem e bem cuidada, e que se recuperava bem. Chegou o dia da alta, a minha indignação foi tamanha. Me entregaram uma pessoa irreconhecível, ela havia sido espancada, não tomava banho, não escovava os dentes, lhe rasparam a cabeça e roubaram todos os pertences, pegou doença, e pude ver uma das funcionárias que mais lhe espancava.
    Nossa luta foi maior ainda, pois voltou pior e ainda com doença, a luta aumentou. Não seja injusta, pois poderá colher esses frutos futuramente.

  13. Assim como denuncio as atrocidades da clínica Santa Isabel, tenho o maior prazer de parabenizar a Clínica Raul Soares, em Belo Horizonte, uma clínica de excelência, esse ano internei minha sobrinha nessa clínica e ela foi tratada e cuidada com dignidade, como um ser humano, voltou até mais tranquila, e não esquece as pessoas que conheceu lá. Parabéns a todos os funcionários da Clínica Raul Soares, que Deus os abençoe!

  14. Pessoal, bom dia. Espero que tenha sido resolvido o problema dessa clínica, pois aqui em Porto Alegre/RS eu tive de denunciar pra Vigilância Sanitária duas clínicas (depósitos de gente) que na fachada pareciam o paraíso e depois de escutar algumas queixas ‘invadi’ essas clínicas e constatei horrores, realmente eram depósitos de gente e em algumas situações muito pior… Aproveito para perguntar se vocês tem alguma clínica em Porto Alegre que seja acessível financeiramente que possam indicar?

Deixe um comentário

