Relatoria Reunião CONEP 26/10/2010

REUNIÃO DA CONEP – 26 de OUTUBRO de 2010

presentes: Daniele (UFBA), Spam (UFPR), Bel (Unifesp), Felipe e Luís (PUC-SP), Dafne (UFC), Zé e Lidi (UFES), Fabiane (Faculdade Sant’Anna)

Informes:

EREP N/Ne
Dani – Discutiram EREP no C.A e fizeram algumas críticas, também encaminharam para a plenária final “deixe que digam” uma proposta de um seminário de formulação política que não foi totalmente aceito e ficou para ser melhor discutido na próxima reunião presencial. O GDV da Dafne sobre Movimento Estudantil aparentemente foi bem produtivo. Além disso, durante o encontro funcionaram em modelo de brigadas que aconteceu muito bem no início e nos últimos dias foi um pouco difícil nesse formato. A próxima reunião presencial ficou marcada para dezembro, próximo ao natal.

Dafne complementou que fez um GDV sobre Movimento Nacional dos Estudantes de Psicologia, discutindo a importância da CONEP e sobra a organização e bandeiras. A partir disso o pessoal de Alagoas se interessou em participar do CONEPsi e estão organizando pra fazer uma proposta de Seminário de Formação Política na reunião presencial que será em dezembro. Também escreverão um balanço do EREP.

EREP SUL:
Spam: Como o CAP UFPR rompeu com COREP Sul, decidiram não dar prioridade para as atividades. O EREP aconteceu sem grandes estruturas para que o formato de autogestão acontecesse. Avalia que havia uma falta de compreensão sobre o espaço e sobre a estrutura. Junto da Fabiane (Ponta Grossa), abordaram questões como a representatividade. O espaço organizado por ela, [Fabiane] sobre Movimento Estudantil de Psicologia Nacional só teve um outro participante além do Spam. Spam e Fabiane organizaram outro espaço, chamado “COREP para que te quero”, que contou com bastantes participantes e buscou fomentar a discussão sobre CONEP, COREP Sul e EREP Sul.

Encaminhamento: Que se oriente e fomente para que as pessoas avaliem os EREP na lista aberta e que a CONEP a partir dessas avaliações no próximo CONEPsi avalie os encontros e pense em uma política de atuação para participação desse espaço.

Unifesp:
Bel: Desde 06 de outubro estão em greve, com cerca de 200, 300 estudantes participando das atividades, uma programação que estão organizando. Participaram do ato do ANDES e fizeram um dossiê para o MEC.

Encaminhamento: Bel está organizando um informe mais detalhado para encaminhar para as lista e Luís organizará uma moção.

UFES:
Zé: As bolsas administrativas e outras bolsas estão no valor de 300 reais há 5 anos e já algum tempo estão organizando uma manifestação para que aumentem e a bolsa e se regularize outros problemas que estão sofrendo.

Encaminhamento: Zé encaminhará maiores informes.

PAUTAS:

CONEPSI:
-Informe da Estrutura do Conepsi:
Dani: Será no DCE da UFBA, o espaço já está reservado e a alimentação será feita nos restaurantes próximos ao DCE, com um preço acessível. Além disso, estão buscando articular com o C.A., pois estão um pouco afastado da discussão.

-Formação LAM e Campanha Saúde Pública:
Dani: O GT da luta antimanicomial Eduardo Araujo (UFBA) ainda está pensando em como articular esta formação, ainda não tem nada estruturado.
Dafne: Propor metodologia para a formação – Um espaço para cada escola falar da sua relação com a LAM. Pessoal da UFBA fica responsável por fazer um debate mais profundo sobre o tema e no final fazer uma conversa com o grupo de usuários existente na Bahia.
Zé: se coloca disponível para ajudar na formação, apesar de limitações físicas.
Dani: Acha que não é possível levar o grupo todo para se apresentar, mas é possível convidar alguém do grupo para conversar conosco.
Luis: Além da formação no local podíamos organizar um texto ou um material para a formação que podíamos deixar disponível antes e como o Zé já participou da CONEP e organizou alguns materiais sobre LAM, podia fazer parte disso e disponiblizar algum texto ou produzir algum texto para deixar disponível para a galera que vai na formação.

Encaminhamentos: Usar a metodologia proposta pela Dafne (GT da UFBA se apresenta, cada escola fala sobre a relação da LAM com seu curso e discussão com usuários).

Camapanha de Saúde Pública:

Encaminhamentos: PUC-SP e Bel ficam responsáveis por articular a proposta da campanha de saúde pública, pois está articulada diretamente com a Luta Antimanicomial.
Felipe mandará os textos para cada eixo da campanha, Dafne diagramará os textos. Foram elencados alguns pontos a serem apresentados na reunião: LAM (CALPSI), SUS (Dafne), Concepção de Saúde (Unifesp e USP) e Financiamento da Saúde (PUC-SP).
Como proposta será discutido no CONEPSI alguns eixos para ser construída uma camapanha.

Eixos da cartilha (que devem se transformar em textos):
– Conjuntura Atual e concepção de saúde
– O que é SUS?
– Diretrizes curriculares e formação na área de saúde
– Luta antimanicomial
– Diga não ao ato médico
– Contra as OSs e Fundações Estatais de Direito Privado
– Lobby das industriais farmacêuticas
– Convênios Privados
– REHUF
– Controle Social

ENEP 2010:
Felipe: Acha mais interessante que a avaliação seja feita durante o CONEPSI. Ficou responsável de entrar em contato com a Marcela (UFPA) sobre a prestação de contas do ENEP.
Dafne: Apontou que serão necessário alguns eixos para fazermos a avaliação durante o CONEPsi: Relação com a sede, os eixos (saúde, educação e movimento social)

Encaminhamentos: Felipe irá procurar a Marcela (UFPA) para ter informações sobre a prestação de contas, além disso indicaremos aos C.A.s levar uma avaliação para o CONEPsi, sugerindo alguns eixos como:

-Relação CONEP-Sede e próxima sede
-Formato do ENEP, conteúdo político, etc
-Fortalecimento da CONEP, planejamento estratégico sobre a CONEP
-Deliberações da plenária final

ENEP 2011:
Encaminhamento: A sede apresentará uma proposta de tema e dará informes estruturais. Será debatido ENEP 2011 com base na avaliação feita do ENEP 2010 e com a proposta apresentada pela sede.

Zé: apontou que as deliberações mais aprofundadas devem feitas na lista aberta, garantindo o máximo de participação dos estudantes

BALANÇO E ORGANIZATIVO DA GESTÃO:

Encaminhamentos: Fica encamnhado para a Secretaria sistematizar os encaminhantos do ENEP e as campanhas, encaminhando para os e-mails que temos contato e para a lista aberta e emails do CBP, convidando todos estudantes para pensarem em propostas para a CONEP. Além disso, esse material será usado como ponto de abertura do CONEPsi para ser debatida e organizada a gestão. (PUC-SP ficou responsável de encaminhar uma metodologia pra o CONEPsi [danielecqueiroz), até quinta.

Seminário Nacional de Movimento Estudantil

Encaminhamentos: Incorporar informes no CONEPsi e pensar em uma possível participação da CONEP.

Próxima Reunião: 01/11 – Horário: 16hs

(horário de Brasília – estamos em horário de verão)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s