Atividades da CONEP no CBP

A CONEP Propôs alguns trabalhos para o CBP, confira a programação abaixo como as nossas atividades:

CONFERÊNCIAS:

1. Entressafra dos Encontros Estudantis de Psicologia
Palestrante: César Rosário Fernandes
Resumo: Os encontros estudantis de Psicologia – Nacionais (ENEPs) e Regionais (EREPs) – são espaços importantíssimos de construção e troca de experiências entre os estudantes. Entretanto, eles se estendem para além dos seus dias de realização – na verdade, os encontros duram cerca de um ano, que é o período de construção que antecede o mesmo. É importante que discutamos (1) a importância de participação dos estudantes na construção anterior ao evento e (2) a concretização do que foi discutido e encaminhado nos encontros. Que táticas existem, atualmente, nas diferentes realidades? Que táticas podemos arriscar? Como podemos nos apropriar dos aparelhos tecnológicos que vencem algumas das barreiras espaciais que temos? Enfim, como podemos dar corpo e enriquecer o período entressafra dos encontros estudantis?

2. Redução de Danos como Dispositivo Reforma Psiquiátrica
Palestrante: Dênis Petuco
Resumo: O palestrante discute a questão da promulgação da idéia de defesa da internação involuntária para usuários de drogas argumentando que a Reforma Psiquiátrica não dá conta dessa demanda, colocando a redução de danos como uma alternativa eficiente.

MESA REDONDA

3. Educação em debate: uma visão crítica sobre a Reforma Universitária
Palestrantes: Guilherme Camilo Fernandes (estudante da USP), Isabel Keppler (estudante da Unifesp), Ed Carlos de Faria (Estudante da PUC-Campinas).
Resumo: A mesa tem como objetivo um debate crítico acerca das políticas educacionais que vem sendo implantadas no Brasil, a partir dos cursos de psicologia. Para isso, partiremos de uma discussão sobre concepção de educação, passando por vários pontos sobre as políticas públicas do atual governo, como Programa de Universidade Para Todos (ProUNI), Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (ReUNI) e Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Avaliação de Ensino Superior (SINAES). Como não poderia ser deixado de lado, debateremos como a educação se insere na sociedade de uma forma geral e especificamente no nosso momento histórico e nos cursos de psicologia, trazendo uma leitura dos cursos de psicologia que compoem a Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia – CONEP.

CONVERSANDO SOBRE

4. Título: Movimento Estudantil e Luta Antimanicomial
Coordenador: Luciano Alvarenga Montalvão
Resumo: Este evento abordará a questão de como o movimento estudantil atua na reforma psiquiátrica e na construção da rede substitutiva de atenção ao portador de sofrimento psíquico. A luta antimanicomial se constitui em um movimento popular que busca os fins dos manicômios psiquiátricos no país e um novo modelo de atenção a saúde das pessoas portadoras de sofrimento mental, porem este processo está sofrendo muitos impasses, que estão impedindo a sua total implementação. O movimento estudantil de psicologia atua na tentativa de consolidação desta reforma psiquiátrica.

5. Título: Movimento Estudantil e Entidades de Base
Coordenador: Fabiane Kravutschke Bogdanovicz
Resumo: Serão abordados a importância das entidades de base no Movimento Estudantil (Centros Acadêmicos e Diretórios Acadêmicos), o papel do Movimento Estudantil na formação acadêmica (particularmente na Psicologia), a lei federal e os projetos de lei acerca das entidades de base no Brasil, a experiência da estudante no processo de abertura de um Centro Acadêmico, os desafios e entraves políticos bem como as possibilidades de transformação da realidade acadêmica. Serão relatadas as experiências e as dificuldades no processo de formação e criação do Centro Acadêmico na Faculdade Santanna de Ponta Grossa – Paraná.

6. Título: Movimento Estudantil e Movimento LGBT
Coordenador: Remom Matheus Bortolozzi
Resumo: Este espaço trará a reflexão do papel do movimento estudantil da psicologia na contribuição e construção do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros. Serão abordados temas como a opressão, garantia de direitos, trazendo uma leitura sobre gênero, sexualidade e classe que permeiam e embasam essa discussão. Além disso, será focado a discussão dos projetos de lei que hoje tramitam, nos espaços de visibilidade e atuação, tal como paradas de orgulho gay, espaços de militância estudantil e frentes de luta, pensando em atuações que o movimento estudantil da psicologia tem de acúmulo em sua atuação e possibilidade de intervenção.

7. Título: Movimento Estudantil e Educação
Coordenação: Rafaela Palmeira
Resumo: Toda a educação traz uma concepção política. Qual a concepção por trás das políticas públicas atuais para o ensino superior? Que tipo de profissional os nossos cursos estão formando? Que outros modelos de educação existem? Neste debate pensaremos de maneiras crítica políticas públicas como o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Exame Nacional de Avaliação do Desempenho Estudantil (ENADE) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni), debatendo que educação que temos atualmente e que modelo de educação queremos, visando contribuir para o debate a cerca de quais os interesses por trás da nossa educação. Articulando com o debate que a Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia (CONEP) e as articulação Regionais pautam e debatem sobre essa concepção.

8. Título: Movimento Estudantil e Movimento de Área
Coordenador; Guilherme Camilo Fernandes
Resumo: O movimento de área é um espaço muito interessante para articular as questões políticas do movimento estudantil com a graduação de psicologia, refletindo em uma discussão de qual nosso papel enquanto profissionais inseridos em uma sociedade cheia de conflitos como a nossa. Atualmente os estudantes de Psicologia tem como entidades a Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia (CONEP) e as entidades Regionais, que refletem a atuação e possibilidades de intervenção. O autor abordará suas referências e experiências na construção desses movimentos, pensando nas contribuições que essas entidades da Psicologia tem de acúmulo para a construção do Movimento Estudantil da Psicologia.

9. Título: Movimento Estudantil de Psicologia: experiências na construção de encontros estaduais/regionais.
Coordenador: Gilvan Alves Aragão Junior ‘Palmeirense’
Resumo: Os encontros de estudantes são espaços plurais construídos pelos estudantes e para os estudantes com o objetivo de preencher lacunas das mais diversas ordens existentes na formação superior. Com caráter político, acadêmico, cientifico e cultural, tais eventos consolidam-se como facilitadores do processo organizativo de um movimento social: o movimento estudantil. A proposta é dialogar sobre a experiência da realização de encontros estudantis em nível local, partindo do Encontro Maranhense de Estudantes de Psicologia (realizado em duas oportunidades: 2007 e 2008) para fomentar discussões sobre a importância destes eventos como emancipadores de uma formação rígida e centralizada, sobre as dificuldades do processo de organização e execução de tais eventos e ainda sobre a contribuição destes eventos para cada participante e ainda para o movimento estudantil em sua totalidade.

10. Título: Movimento estudantil, Saúde publica e Saúde mental
Coordenado: José Anezio Fernandes do Vale
Resumo: O Sistema Único de Saúde e a Rede de Atenção Psicossocial que temos hoje, mesmo com seus problemas, são conquistas dos Movimentos Sociais compostos por usuários e profissionais da Saúde Pública brasileira, e lutar pela consolidação desse Sistema e pela superação de suas falhas também é papel destes Movimentos Sociais, assim como evitar os efeitos do sistema capitalista que interferem na total implementação deste sistema.
O Movimento Estudantil de Psicologia, como Movimento Social de uma profissão que é não somente, mas também da Saúde, tem para si o papel de retomar as lutas dos movimentos sociais sanitaristas e da Luta Antimanicomial, para a consolidação dos princípios do SUS e de uma Rede de Atenção Psicossocial Antimanicomial.

11. Título: Movimento Estudantil e o papel da Militância na efetivação das Políticas Públicas.
Coordenador: Lidiane Cristine dos Reis Souza
Resumo: A temática das Políticas Públicas está diretamente relacionada às políticas propostas e promovidas pelo Estado. A defesa dessas Políticas não se dá apenas a nível legislativo, mas passa pelo modo como elas são efetivadas cotidianamente. Para que elas possam ser exercidas de maneira a contemplar integralmente as necessidades da população, é preciso que sejam de qualidade, desvinculadas de uma concepção hegemônica que tende à privatização dos espaços públicos.
O Movimento Estudantil de Psicologia luta para que a efetivação das políticas públicas se dê de maneira realmente pública, não sucateada, e que tenha a concepção de que os direitos estabelecidos legalmente como Saúde e Educação devem ser de qualidade e não subordinados ao capital.

12. Título: Movimento Estudantil e Saúde
Coordenador: Lara de Sousa Blanes
Resumo: A psicologia como curso de saúde tem uma responsabilidade nessas pautas e articulações que o movimento estudantil se debruça, juntamente com diversos movimentos de saúde. A questão da privatização dos serviços de saúde, o projeto de lei do ato médico, a precariedade do Sistema Único de Saúde (SUS) e o próprio lugar do psicólogo na atuação em saúde são discussões frequentes, que pretendemos problematizar nesse espaço. Além disso, a autora traçará o histórico na construção e concepção do SUS, refletindo sobre os movimentos sociais e o movimento que se formou com desde a constituição de 1988 e os impasses que esses movimentos passam nos dias atuais.

13. Título: Movimento Estudantil e ProUni
Coordenador: Ed Carlos de Faria
Resumo: O PROUNI teve um grande impacto direto nas Instituições de Ensino Superior Privadas, e um impacto indireto nas públicas. É fundamental discutirmos como esse projeto afeta a educação no Brasil, já há um tempo implementado. Para além de ter permitido maior acesso à Universidade, quê consequências teve na política, na Academia, e na própria vida desses estudantes?

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