Posição da CONEP sobre a participação estudantil no CNP

CONEP – Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia – é uma entidade que busca aproximar, articular e representar os estudantes que cotidianamente constroem o movimento estudantil de Psicologia. Estruturada com um Coletivo Gestor composto por estudantes de diversas regiões do país, temos uma linha de atuação delineada, posições políticas assumidas frente ao desmantelamento da Educação e aos ataques à classe trabalhadora pelas políticas neoliberais do Estado capitalista. Através de campanhas, espaços de formação e articulação com outros estudantes, executivas e movimentos sociais, articulamos lutas como o Boicote ao ENADE, novas formas de avaliação de curso, em defesa da Reforma Psiquiátrica, pela Luta Antimanicomial, contra o PL do Ato Médico e pela defesa e construção do SUS.

Frente ao convite para compor as atividades do VII Congresso Nacional da Psicologia – espaço importante para a articulação dos profissionais que deliberarão as diretrizes que conduzirão as atividades de seus Conselhos – agradecemos e informamos que participaremos à medida de nossas possibilidades, indicando os representantes da CONEPbalizados nas seguintes diretrizes: 1) Participação do discente nas etapas regionais do Conselho Regional de Psicologia do seu estado e 2) Alinhamento com as diretrizes da CONEP e acúmulo para defesa das mesmas.

Consideramos necessário que o estudante que compuser as atividades do VII CNPrepresentando a CONEP, realmente o faça, evitando representações pessoais ou individuais. Reivindicamos que estes estudantes levantem as bandeiras e posições políticas desta entidade, frutos do trabalho coletivo e do acúmulo histórico das gestões desta Coordenação, movimento apenas possibilitado pela militância orgânica na entidade.

É importante ressaltar também que o Congresso Nacional da Psicologia não é um espaço de deliberação/articulação do movimento estudantil de psicologia, e que portanto não deve ser visto como um espaço de construção da CONEP e de aproximação de estudantes da mesma e sim, no máximo, como um espaço em que as pessoas que já militam organicamente nesta entidade possam representá-la. O resultado desta deliberação para o CNP foi que os militantes que hoje atuam na CONEP, não irão compor os espaços disponibilizados para a representação da entidade, pois não puderam compor os COREPs, atuando em espaços regionais do congresso, como eventos preparatórios e pré-congressos regionais. Assim, a entidade não referendou nenhum estudante para participar do CNP.

Entendemos que isso representa um avanço para a mobilização dos estudantes, visto que irão reivindicar a participação estudantil pela entidade estudantil nacional, pautando suas lutas a partir do acúmulo e das decisões estudantis. Essa deliberação gerou grandes conflitos importantes para a CONEP que nesses últimos anos vêem se reestruturando para garantir um espaço de construção mais democrático e de grandes lutas nacionais.

Ressaltamos que estas diretrizes foram deliberadas em instâncias formais e estatutárias desta Coordenação: aprovada no Conselho Nacional de Estudantes de Psicologia – CONEPSI São Paulo, em 5, 6 e 7 de Janeiro de 2010, e reafirmada no CONEPSI Belém, em 2, 3 e 4 de Abril de 2010.

Nosso desejo é fortalecer, ampliar e potencializar nossa militância estudantil e popular via CONEP. Neste sentido, convidamos a todos os estudantes que procuraram construir uma prática acadêmica e profissional politicamente postada ao lado do povo, a comporem as atividades desta entidade. Reivindicamos a participação discente nos espaços, fóruns e coletivos da militância estudantil, para que juntos possamos, neste momento, construir uma nova formação em Psicologia e participar da transformação de nossas realidades.

Coletivo Gestor

Coordenação Nacional de Estudantes de Psicologia – CONEP

Deixe um comentário